LIPOR candidata ação de Matosinhos aos Troféus Europeus de Prevenção de Resíduos

foto cm-matosinhos.pt

“Show Cooking – Confeção Zero Desperdício” é uma das cinco ações que a LIPOR candidatou aos Troféus Europeus de Prevenção de Resíduos.

A Câmara de Matosinhos, Centro Social de Ermesinde, Centro Comercial Parque Nascente, Lady in Green Blogue e Escola Superior de Enfermagem são as entidades cujas ações foram selecionadas para representar a área de influência da LIPOR de entre as 220 ações dinamizadas durante a 13ª Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (EWWR), realizada em novembro nos municípios associados.

A LIPOR submeteu à 13ª edição dos Troféus Europeus de Prevenção de Resíduos cinco ações, uma em cada categoria de Proponente de ação, cujos vencedores serão anunciados numa cerimónia oficial em Bruxelas no próximo mês de junho.

No caso da ação de Matosinhos, a LIPOR candidatou “Show Cooking – Confeção Zero Desperdício”, que consistiu na realização de dois Show Cooking no Mercado Municipal de Matosinhos em Livestream.

A seleção foi feita com base nos critérios definidos pelo júri dos Trofeus Europeus, nomeadamente a relação da iniciativa com os eixos da EWWR, a originalidade, a sua natureza inovadora, a sua adaptabilidade e replicabilidade a outros contextos locais, a mobilização do público-alvo e a duração.

As ações submetidas aos Troféus Europeus nas diferentes categorias são:

Categoria “Associação/ONG”

Centro Social de Ermesinde – CLDS4G VALER

“Oficina Criativa: Bordar Roupa Usada”

Esta ação consistiu na realização de uma oficina criativa: bordar roupa usada com o objetivo de dotar os participantes de competências sobre bordado livre, promovendo a reutilização e darem uma nova vida a roupas usadas. Orientada a pessoas em situação de desemprego incentivou a praticas de economia circular e ao empreendedorismo, permitindo que os participantes ganhassem novas competências e assim adquirir uma fonte complementar de rendimento. Esta atividade foi realizada num Empreendimento de Habitação Social, potenciando a inclusão social.

Categoria “Administração/Autoridade publica”

Câmara Municipal de Matosinhos

“Show Cooking – Confeção Zero Desperdício”

Esta ação consistiu na realização de dois Show Cooking no Mercado Municipal de Matosinhos em Livestream, nos quais se realizou a confeção de um prato com sobras, a partir de uma cozinha móvel. Esta ação teve como objetivo sensibilizar/informar toda a população, atuando na minimização do Desperdício Alimentar dos grandes produtores e consumidores, promovendo a redução de resíduos orgânicos e fomentando o papel do cidadão como agente ativo na mudança da realidade atual.

Categoria ” Cidadão”

“Lady in Green” Blogue

“Desafio T-Circular”

O Desafio T-Circular incentivou através das redes sociais Facebook e Instagram, os cidadãos a promoverem iniciativas e/ou partilharem habilidades manuais que contribuíssem para a redução e/ou reutilização dos têxteis, sensibilizando e mobilizando para a adoção de hábitos mais sustentáveis na compra, na utilização e no descarte das peças de vestuário

Esta iniciativa surgiu do trabalho realizado no âmbito do blogue “Lady in Green”, um blogue dedicado à moda sustentável e à sensibilização da comunidade para um consumo mais consciente, em parceria com a Lipor. Os cidadãos participaram, realizando pelo menos 2 dos desafios propostos no Regulamento.

Os temas dos desafios abrangeram, num 1º nível, a doação, a reutilização e a reciclagem do vestuário e a opção por peças em 2ª mão. E, no nível superior, os arranjos de costura, a transformação criativa ou upcycling das peças, as boas práticas de manutenção do vestuário ou a tinturaria com pigmentos naturais.

Categoria ” Empresa/Industria”

Centro Comercial Parque Nascente

“Combate ao Desperdício Alimentar: “O jantar de hoje pode ser o almoço de amanhã”

Em julho de 2021, os centros comerciais geridos pela Klépierre Portugal (Parque Nascente, Espaço Guimarães e Aqua Portimão) lançaram a iniciativa de combate ao desperdício alimentar de forma a promoverem o desperdício zero, disponibilizando gratuitamente caixas de takeaway, feitas de cartão, nos seus espaços de restauração, para que os visitantes pudessem levar consigo o que restava das suas refeições. “O jantar de hoje pode ser o almoço de amanhã” – é a mensagem chave desta iniciativa que nasceu pelo forte compromisso da Klépierre com a sustentabilidade e proteção do ecossistema. Este compromisso encontra-se inserido no seu Act4Good (programa de Responsabilidade Social), especificamente no eixo de Act4Planet – responsabilidade social e ambiental.

Categoria ” Estabelecimento de Ensino”

Escola Superior de Enfermagem do Porto

“Alimentação sustentável e prevenção de resíduos: Workshop de Receitas Mediterrânicas”

 

Com a colaboração de 2 nutricionistas e 1 chef de cozinha, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as características da dieta mediterrânica, classificada como dieta sustentável e de experienciar a elaboração de algumas receitas culinárias.

Durante o workshop foram dadas sugestões relativamente à utilização de alimentos sazonais, de produção local e aproveitamento integral dos alimentos, integrando partes que normalmente são rejeitadas (cascas, talos, folhas, etc.).

Em 2022 a 14.ª edição da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos será realizada de 19 a 27 de novembro e a temática central será a promoção da redução da produção de resíduos têxteis.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter