LIPOR apresentou a maior linha de triagem de embalagens da Península Ibérica

Foto: LIPOR

A LIPOR vai ter instalada no seu Polo de Ermesinde-Baguim do Monte a maior Linha de Triagem Automática de Embalagens da Península Ibérica.

Na presença do Conselho de Administração da LIPOR, decorreu esta terça-feira, dia 3, nas instalações da Lipor, a Apresentação Pública da futura Linha de Triagem Automática de Embalagens da LIPOR.

Esta linha de Triagem, que apresenta um investimento de cerca de seis milhões de euros vai permitir “uma maior capacidade de processamento, assegurando ainda uma melhor qualidade, eficiência e inovação, com a inclusão das mais recentes tecnologias no âmbito da triagem de resíduos, garantindo uma alta qualidade do produto acabado e uma redução dos rejeitados do processo”, refere a LIPOR em nota de imprensa. Serão, ainda, implementadas tecnologias de digitalização, nomeadamente através da sensorização dos principais equipamentos, de forma a permitir, em tempo real, uma monitorização de todo o processo produtivo.

A Linha de Triagem Automática de Embalagens agora apresentada, terá uma capacidade nominal mínima de 8 toneladas/hora, correspondendo a uma capacidade anual entre 14 600 toneladas, num turno, e 29 200 toneladas, em 2 turnos (260 dias/ano, 7h/turno), dando assim resposta aos desafios que o Plano Nacional de Gestão de Resíduos, o PERSU 2030, define para a LIPOR.

Segundo José Manuel Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração da LIPOR, “Este investimento, reforça a aposta da LIPOR e dos Municípios no aumento de capacidade de Triagem de Embalagens, tendo como enfoque a otimização e reforço das infraestruturas de triagem multimaterial, com vista a maximizar a quantidade de resíduos a valorizar, e constituindo assim um contributo relevante para o cumprimento de metas e Objetivos de Portugal perante a União Europeia.”

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter