Linha de Leixões com passageiros: Câmara de Matosinhos e CP assinam protocolo

Greve dos maquinistas da CP com adesão total
(Foto arquivo © A. Santos)

O protocolo que é assinado esta quinta-feira entre a CP – Comboios de Portugal, a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Câmara de Matosinhos dominou a reunião desta semana, com a oposição a levantar dúvidas e a deixar alertas sobre a forma como a reabertura vai acontecer.

O vereador António Parada, do Movimento Independente António Parada, Sim!, abriu o debate lembrando ter o município “perdido milhares de euros” no primeiro arranque do projeto, em 2009, defendendo que este “devia ser interconcelhio” e não se circunscrever a “três freguesias”.

De acordo com o protocolo, divulgado pela agência Lusa, as partes acordam os termos da primeira fase da reativação da Linha de Leixões para passageiros, “entre as estações de Porto-Campanhã e Leça do Balio”, com criação de duas novas paragens: Hospital São João e Arroteia (próximo à Efacec).

Para já, as paragens previstas para a Linha de Leixões, circular ferroviária do Porto usada atualmente só para tráfego de mercadorias, são Campanhã, Contumil, São Gemil, Hospital São João, São Mamede de Infesta, Arroteia e Leça do Balio.

No âmbito do cumprimento do protocolo, a CP obriga-se a garantir “o serviço nas novas dependências de Hospital de São João e Arroteia a partir de dezembro de 2024”.

Para a vereadora da CDU, Renata Freitas, citada pela Lusa, “é negativo que o protocolo não tenha nenhuma calendarização da segunda fase, sendo completamente omisso quanto à necessidade urgente de ligação a Matosinhos (Estação Senhor de Matosinhos) e a Ermesinde”.

No mesmo sentido se ouviu a crítica de Bruno Pereira, do PSD, afirmando a “curiosidade” da Câmara de Matosinhos “se envolver sozinha no protocolo” e do “timing em que acontece”.

“Lembro-me do arranque da linha em 2009, mas também de não haver apeadeiros (…) e também dos milhares de euros que a autarquia gastou nas limpezas da linha”, revelou o autarca, reiterando a importância do novo serviço “para escoar as pessoas que trabalham fora de Matosinhos”.

O vice-presidente Carlos Moura fez a defesa do protocolo, assinalando que “a reativação da linha para passageiros foi objeto de estudo da Câmara e da CP” e que, atendendo a que esta é a primeira fase do projeto “fez-se o que foi possível fazer”, revelando “não haver material circulante [composições] a mais para ser colocado na Linha de Leixões”.

O autarca apresentou ainda números que projetam “uma procura de 445 mil passageiros/ano na Estação do Hospital São João, e de 115 mil na da Arroteia”, acrescentando em resposta às dúvidas sobre os gastos avançadas por parte da oposição que “este é o investimento possível e sem o risco verificado no anterior”.

O ponto foi aprovado com a abstenção de António Parada.

O serviço de transporte ferroviário de passageiros na Linha de Leixões foi interrompido em 2011, estando a linha inserida numa malha urbana de forte crescimento populacional da Área Metropolitana do Porto, abrangendo parte dos concelhos do Porto, Valongo, Maia e Matosinhos.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter