Limpeza do lixo marinho do Porto de Pesca de Angeiras

Foto CM Matosinhos

“Todos juntos por um Mar sem Lixo!” é um projeto que envolve a comunidade piscatória de Angeiras levado a cabo pela Câmara Municipal de Matosinhos, através do CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos), e do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) em torno da prevenção do lixo marinho.

No âmbito deste projeto, decorreu na segunda-feira, no Porto de Pesca da Praia de Angeiras, a 3ª ação de sensibilização sobre lixo marinho junto da comunidade piscatória, com a limpeza do Porto e a identificação, separação e pesagem dos diferentes itens de lixo recolhidos de acordo com o seu tipo e origem.

Recorde-se que mais de 150 milhões de toneladas de plástico poluem o oceano. Estima-se que em 2025 haverá uma tonelada de plástico por cada três toneladas de peixe e, em 2050, haverá mais plástico do que peixes no oceano.

80% do lixo que existe no oceano provém da terra, sendo que os restantes 20% têm origem no mar, sobretudo do setor da pesca. Além do lixo produzido pela atividade (redes que se perdem, óleos e outros materiais), existe lixo doméstico a bordo que é deitado ao mar, como restos de comida, beatas de cigarro, garrafas de plástico, embalagens de vidro ou latas.

A consciência da importância em combater e reverter este cenário levou a Câmara de Matosinhos, o CMIA e o CIIMAR a unirem esforços em torno da prevenção e a implementar o “Todos juntos por um Mar sem Lixo!”.

A ação de sensibilização desta semana faz parte de um projeto mais vasto que tem vindo a desenvolver-se em várias fases. Mesas temáticas sobre o tema, limpeza da praia e a redação de um documento com os contributos da comunidade piscatória de Angeiras que será entregue às autoridades competentes são alguns exemplos do que está a ser desenvolvido no âmbito deste projeto.

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter