Líder da Distrital do PSD diz que o governo está a dever às autarquias 120 milhões da Educação

Sérgio Humberto_Foto de Facebook PSD Porto - Distrital

O presidente do PSD/Porto, Sérgio Humberto, esteve no encerramento da 3ª edição da Academia de Formação Política que se realizou na Maia, e apontou o dedo ao governo no que respeita ao financiamento no setor da Educação.

O líder da Distrital disse que o Governo deve cerca de 120 milhões de euros a mais de 100 autarquias, estando em incumprimento no processo de descentralização na área da Educação.

Em declarações à margem da iniciativa que decorreu na Fundação Gramaxo, promovida pela PSD/Porto, o presidente da distrital apresentou os números do descontentamento social-democrata.

“O Governo não está a cumprir o processo de descentralização. O envelope financeiro que dissemos que era insuficiente, [afinal] é inexistente, porque neste momento o Ministério da Educação já deve a mais de 100 autarquias cerca de 120 milhões de euros, inclusive não paga à autarquia desde abril de 2022 as refeições escolares”, acusou Sérgio Humberto.

O também presidente da Câmara da Trofa apontou haver “autarquias a ponderar rescindir o contrato” e classificou como um retrocesso a ligação entre o ministério e os municípios.

Segundo Humberto, o governo “não quer saber das dificuldades das autarquias, das dificuldades dos professores, dos profissionais que trabalham na educação nem dos diretores dos agrupamentos, que estão asfixiados do ponto de vista financeiro para colocar os seus programas pedagógicos em funcionamento”.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter