Leonor Dias de Matosinhos vence Mostra Musical do Eixo Atlântico na categoria solistas D

Leonor Dias e Gonçalo Pinto_Foto da organização da Mostra Musical Eixo Atlântico

No domingo passado, Barcelos recebeu a cerimónia de encerramento e entrega de prémios da VIII Mostra Musical do Eixo Atlântico. Leonor Dias, de Matosinhos, venceu em ex aqueo com Gonçalo Pinto, de Viana do Castelo, a categoria de solistas D (dos 16 aos 18 anos).

A Mostra Musical do Eixo Atlântico procura reconhecer, promover, premiar e difundir a prática da Música, apoiando os músicos intérpretes que pelo seu valor e interesse possam contribuir para a difusão do gosto pela Música na Galiza e no Norte de Portugal, favorecendo a inovação, a qualidade, a interação e a renovação no panorama musical do Eixo Atlântico.

Participam nesta competição jovens até aos 25 anos, de Barcelos, Gaia, Braga, Famalicão, Santa Maria da Feira, Guimarães, Vila do Conde, Fafe, Bragança, O Barco de Valdeorras, Felgueiras, A Coruña, Amarante, Ferrol, Vila Real, Gondomar, Santiago de Compostela, Mirandela, Ponteareas, Esposende, Viana do Castelo e Matosinhos.

Premiados:

Na categoria de Solistas grupo A (até 10 anos), o vencedor foi Guilherme Lemos do Vale, representante de Vila do Conde. Além disso, o júri atribuiu uma menção honrosa a Nykolay Suprunov, de Vila Nova de Gaia.

Na categoria de Solistas grupo B (dos 10 aos 13 anos), o vencedor foi João Rosa Marques do Souto e Lima, representante de Gondomar.

Na categoria Solistas grupo C (dos 13 aos 15 anos), o júri premiou o trabalho de Francisco Lourosa Branco, de Santa Maria da Feira.

Na categoria de solistas grupo D (dos 16 aos 18 anos), venceram, em ex aqueo, os representantes de Matosinhos, Leonor Dias, e de Viana do Castelo, Gonçalo Ferreira Pinto.

Na categoria de agrupamentos de Câmara (entre dois e seis elementos), foi premiado o Trio Tenuto, de Ferrol.

Por fim, foi atribuído na categoria de Agrupamentos Maiores, o prémio Xosé Manuel Rodríguez-Abella à Orquestra Sinfónica Artave, em representação do município de Vila Nova de Famalicão. Nesta categoria, foi ainda atribuída uma menção honrosa ao Coro de Pequenos Cantores de Esposende.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter