Julgamento sobre despedimentos na Efacec retomado esta sexta-feira

Efacec_foto Arquivo

O julgamento relativo ao despedimento coletivo efetuado em agosto de 2018 pela Efacec, em que alguns trabalhadores reclamam a reintegração na empresa, é retomado na sexta-feira no Juízo do Trabalho de Matosinhos, avançou à Lusa fonte sindical.

Segundo adiantou à agência Lusa fonte do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (Site-Norte), a segunda sessão do julgamento terá início às 09:00, no Palácio da Justiça de Matosinhos.

Na primeira sessão, que decorreu em 23 de setembro, alguns (não foi precisado quantos) dos 16 trabalhadores que contestavam o despedimento coletivo chegaram a acordo com a empresa, que atua nos setores da energia, engenharia e mobilidade.

Contudo, houve um grupo de funcionários que não aceitou as condições propostas pela Efacec, continuando a reclamar a reintegração na empresa, tendo ficado marcada para 13 de outubro uma nova sessão do julgamento que, contudo, acabou por ser adiada.

A Lusa tentou ouvir a administração da Efacec, o que não foi possível até ao momento.

Em causa está um despedimento coletivo de 21 trabalhadores efetuado pela Efacec em agosto de 2018 e que foi contestado judicialmente por 16 dos visados.

Segundo o Site-Norte, o despedimento visou trabalhadores “com dezenas de anos de antiguidade, numa altura em que a administração da empresa dizia que estava a crescer”, considerando o sindicato que se tratou de um “despedimento apoiado em motivos falsos, inexistentes, fúteis, desprovidos de qualquer nexo causal, e que, de certa forma, tem na sua génese motivações políticas”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter