Investigadores de Aveiro criam programa para ajudar crianças com autismo

DGS define procedimentos para comunicação de casos suspeitos de hepatite aguda em crianças
Foto de arquivo

Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços da Saúde (CINTESIS) desenvolveram um programa para melhorar as competências de crianças com perturbações do espetro do autismo ou de linguagem, foi agora anunciado.

A equipa de investigadores – coordenada por Marisa Lousada do CINTESIS@RISE e da Universidade de Aveiro – esteve focada em crianças com dificuldade em “olhar nos olhos, pedir algo ou exprimir emoções”, tendo desenvolvido, validado e testado o novo programa, que “já está a ser aplicado em dezenas de jardins-de-infância” do país.

O programa tem por base um estudo experimental, realizado com 20 crianças, em idade pré-escolar, com perturbação do espetro do autismo, perturbação do desenvolvimento da linguagem e problemas de aprendizagem e de socialização.
Neste estudo os investigadores contaram com a ajuda das educadoras de infância, pais e encarregados de educação, bem como das outras crianças do jardim-de-infância que “foram envolvidas em algumas sessões”.

De acordo com o CINTESIS, os resultados do estudo mostraram uma “melhoria significativa em diferentes competências programática”, em particular ao nível da linguagem.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter