Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços da Saúde (CINTESIS) desenvolveram um programa para melhorar as competências de crianças com perturbações do espetro do autismo ou de linguagem, foi agora anunciado.
A equipa de investigadores – coordenada por Marisa Lousada do CINTESIS@RISE e da Universidade de Aveiro – esteve focada em crianças com dificuldade em “olhar nos olhos, pedir algo ou exprimir emoções”, tendo desenvolvido, validado e testado o novo programa, que “já está a ser aplicado em dezenas de jardins-de-infância” do país.
O programa tem por base um estudo experimental, realizado com 20 crianças, em idade pré-escolar, com perturbação do espetro do autismo, perturbação do desenvolvimento da linguagem e problemas de aprendizagem e de socialização.
Neste estudo os investigadores contaram com a ajuda das educadoras de infância, pais e encarregados de educação, bem como das outras crianças do jardim-de-infância que “foram envolvidas em algumas sessões”.
De acordo com o CINTESIS, os resultados do estudo mostraram uma “melhoria significativa em diferentes competências programática”, em particular ao nível da linguagem.