Registou-se esta quinta-feira mais uma descarga nas ribeiras que desaguam na praia de Matosinhos, sendo visível a alteração da cor da água. Descarga ilegal denunciada pelo candidato da AD à Junta de Matosinhos nas redes sociais e foi identificada pelos serviços da Câmara, que a ligaram a uma obra com descarga de lamas ilegal nas condutas de águas pluviais. A Câmara parou a obra e garante que a qualidade da água balnear não foi afetada.
Nas redes sociais, o candidato pela AD à Junta de Matosinhos, Humberto Silva, veio denunciar o problema.
Humberto Silva, impulsionador do Movimento Diz Não ao Paredão, presidente da Associação Década Reversível (ADERE), lamenta, mais uma vez, a descarga poluidora, “em plena época balnear, na praia de Matosinhos, da Ribeira da Riguinha (junto à anémona)”. Tal como testemunhou nas suas redes sociais, Humberto Silva aponta: “Trata-se de água castanha, leitosa e com cheiro intenso”.
No mesmo dia, a Câmara Municipal confirmava nas suas redes sociais que, de manhã, “os técnicos da autarquia deram conta de uma descarga da ribeira de Carcavelos que teve impacto visual na praia”. Ainda assim, é referido que “a água da ribeira não apresentava nenhum agente poluente e que essa coloração se devia unicamente à presença de terra”.
A Câmara de Matosinhos explicou ainda que o poluidor foi identificado: “Os serviços municipais apuraram que a sua origem se relacionava com uma obra particular em curso na Rua Conde Alto de Mearim, envolvendo a construção de fundações, na qual, ilicitamente, se promoveu uma ligação de escoamento de lamas ao coletor de águas pluviais do arruamento. Este coletor descarrega a jusante na ribeira de Carcavelos”.
Na sequência desta identificação do problema, a autarquia parou a obra, “que apenas poderá retomar uma vez cumpridas as exigências legais”.
Quanto à qualidade das águas balneares da praia de Matosinhos, a autarquia garante que estas “apresentam, desde o dia 16, análises com resultados excelentes, o que reforça a confiança na segurança e qualidade desta zona balnear”.