O Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, assinalou ontem os seus 25 anos de existência. As comemorações do 25º aniversário daquela instituição decorreram no auditório do Hospital Pedro Hispano e contaram com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do Presidente do Conselho de Administração da ULSM, António Taveira Gomes.
Inaugurado a 20 de março de 1997, o Hospital Pedro Hispano substituiu o antigo Hospital Distrital de Matosinhos. Num espaço moderno e funcional, o novo hospital assumiu características inovadoras na prestação de cuidados e de atendimento aos seus utentes.
Dois anos mais tarde, em 1999, nasceu a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULS M), uma experiência de gestão que reuniu, pela primeira vez, os cuidados hospitalares e os cuidados primários sob a estratégia do mesmo Conselho de Administração.
O Hospital Pedro Hispano passou então a funcionar formalmente em interligação com os quatro centros de saúde do Concelho.
Esta unidade, que serve também os concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, será, em breve, alvo de obras de remodelação.
Com um prazo de execução de dois anos e um investimento de cerca de 20 milhões de euros, a intervenção visa concentrar as áreas de saúde que se encontram dispersas pelos quatro pisos do edifício.
Do programa do 25º aniversário fez parte uma conferência sobre “Pedro Hispano- O Papa e o Médico” pelo historiador Joel Cleto.
Seguiu-se a apresentação do livro “Matosinhos e a saúde – Uma breve história” por Ana Mafalda Reis, professora, investigadora e consultora de neurorradiologia.