Hospital Pedro Hispano arrancou com projeto de Terapia Assistida por Animais

Foto de Arquivo

 

Este projeto tem como principais objetivos promover o bem-estar dos doentes e contribuir para a prevenção do ‘burnout’ entre os profissionais de saúde. A médica internista Luísa Guerreiro, coordenadora da UCIP, destaca que esta iniciativa “fora da caixa” está sustentada por evidência científica, que comprova os benefícios da interação com cães de assistência.

A Unidade de Cuidados Intermédios Polivalente (UCIP) do Hospital Pedro Hispano deu início a um projeto inovador de Terapia Assistida por Animais, em parceria com a associação Ânimas, no Porto.

O primeiro momento de interação contou com a presença de Heartie, um dos cães de assistência da associação, que visitou os doentes internados e proporcionou instantes de grande emoção.

“Durante a visita, os doentes sorriram, acariciaram o Heartie, tiraram fotografias e, por breves momentos, esqueceram as dores e o desconforto associados à hospitalização. Muitos partilharam memórias dos seus próprios animais de estimação, criando um ambiente de proximidade e afeto. Também os profissionais de saúde se deixaram contagiar pela leveza e alegria que a presença do cão trouxe à unidade”, relata a unidade numa nota publicada no site da ULS Matosinhos.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter