O heliporto do Hospital S. João, no Porto, já está a funcionar para receber doentes em situações de urgência. O heliporto funciona 24 horas por dia e tem iluminação e sinalização sustentáveis.
É o único heliporto em Portugal com ligação direta entre a pista de aterragem e a urgência, avança o JN esta quinta-feira. Começou a operar recentemente, após a aprovação da Autoridade Nacional de Aviação Civil, mas ainda não recebeu helicópteros do INEM.
Antes, os doentes graves eram levados para o heliporto do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, ou para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, e depois transportados para o Hospital S. João de ambulância. Mas a partir de agora, logo que o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) receba uma emergência, pode acionar imediatamente o transporte aéreo para o heliporto do S. João.
O hospital pretende que em breve a pista também possa ser usada por drones para transportar órgãos e medicamentos.
A apoiar esta pista, que tem 1600 metros quadrados e está elevada a seis metros, estará uma equipa de quatro a seis elementos do Regimento dos Sapadores do Porto, na sala de comando.