Hospital de Matosinhos conta poupar 280 mil euros por ano em energia

O Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, instalou painéis fotovoltaicos e espera agora poupar cerca de 280 mil euros por ano na fatura energética. Segundo uma nota de imprensa, a estimativa tem por base a redução do custo verificada em pouco mais de um mês.

Composta por 1522 painéis, a central fotovoltaica está a funcionar há 32 dias e “permitiu uma redução do custo de energia e uma poupança na ordem dos 33 mil euros, comparativamente aos custos habituais de faturação de eletricidade (à volta dos 120 mil euros mensais)”, refere o comunicado, acrescentando que a redução da fatura energética poderá “atingir valores na ordem dos 280 mil euros” por ano. O sistema é monitorizado ao minuto e permite analisar e comparar os resultados diários, tanto de produção como de consumo.

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos prevê instalar mais 600 painéis no parque de estacionamento do Hospital Pedro Hispano e avançar com outros 410 em seis unidades de saúde familiar do concelho. A instituição pretende, assim, ser uma referência “também no que se refere às boas práticas de sustentabilidade ambiental”, segundo a nota.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter