Mais de 4.400 operacionais, apoiados por 1.600 meios terrestres, continuavam às 08:00 de hoje a combater cerca de 50 fogos rurais em Portugal continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Às 07:45 estavam ativos 46 incêndios no território continental que eram combatidos por 4.492 operacionais, segundo a informação disponível na página oficial da ANEPC na Internet.
Os fogos que lavram há vários dias no distrito de Aveiro continuam a ser os que mobilizam mais operacionais e outros meios. Aqui, continuam em curso os incêndios em Sever do Vouga, Albergaria e em Oliveira de Azeméis, nas localidades de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz.
Foi entretanto dado o primeiro alerta de fogo para Vale de Cambra e Castelo de Paiva.
No distrito do Porto, lavram as chamas em Gondomar, nas localidades de S. Cosme, Valbom e Jovim. Ainda em Santo Tirso, no Monte Córdova, e em Amarante, Paredes, Felgueiras, Penafiel e Marco de Canavezes.
Há a registar entretanto um primeiro alerta de chamas em Amarante e Matosinhos, nas localidades de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora.