Há vontade do governo de reativar linha férrea de Leixões para passageiros mas sujeita a estudos prévios

Greve dos maquinistas da CP com adesão total
(Foto arquivo © A. Santos)

O secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, afirmou ontem que está a ser considerado o pedido de várias empresas na Via Norte para a reativação da linha férrea de Leixões para passageiros. Mas, o governante frisou que se pretende evitar o fracasso da linha tal como aconteceu em 2009.

A vontade política existe, mas o secretário de Estado salientou que ainda não possui os resultados dos estudos que permitem dizer se é assim ou não”, pelo que prefere não se comprometer com prazos.

O governante esteve na conferência “Portugal e a Alta Velocidade Ferroviária”, que decorreu na Sede da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, no Porto.

Recorde-se que na quinta-feira, várias empresas localizadas na Via Norte, troço que atravessa os concelhos do Porto, Maia e Matosinhos, enviaram uma carta aberta ao ministro das Infraestruturas pedindo a reativação da Linha de Leixões, potenciando também ligações à rede de metro.

É certo que, do ponto de vista técnico, existe a possibilidade de reativar a linha férrea para passageiros e efetuar as conexões ao metro, mas será necessário alinhar qualquer intervenção com os estudos sobre a viabilidade dessas ligações.

A reabertura da Linha de Leixões está prevista no Plano Ferroviário Nacional, coordenado pelo secretário de Estado, compreendendo as atuais estações de São Gemil (Maia), São Mamede de Infesta, Leça do Balio e Leixões (Matosinhos), criando também interfaces com o metro do Porto no Hospital de S. João – Asprela (Linha Amarela), Araújo (Linha Verde), Esposade – Guifões (Linhas Vermelha e Violeta) e Leixões (Linha Azul).

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter