Governo aprovou a Zona Livre Tecnológica em Matosinhos

Foto de Arquivo: CMM Francisco Teixeira

O Governo aprovou a criação de uma Zona Livre Tecnológica (ZTL) em Matosinhos. Destina-se a testar, experimentar e demonstrar novas tecnologias, produtos e serviços que permitam acelerar a transição para a neutralidade carbónica. A associação Ceiia será a entidade gestora do projeto.

Assim, a ZTL Matosinhos irá funcionar como estímulo à capacidade de inovação e internacionalização das empresas e ‘startups’ portuguesas, assim como contribuirá para afirmar Portugal como uma referência no desenvolvimento, teste e experimentação de soluções inovadoras de mobilidade orientadas para a neutralidade carbónica das cidades.

Num comunicado, a ANI – Agência Nacional de Inovação, responsável pela coordenação e gestão das ZLT em Portugal, especifica que estas consistem em ambientes físicos, geograficamente localizados, utilizados para a realização de testes e experimentação decorrentes de desenvolvimento de novas tecnologias e soluções, produtos, serviços e processos inovadores de base tecnológica e modelos transversais integrados.

As empresas e ‘startups’, para além do espaço físico e do ambiente virtual de teste e experimentação, passaram a usufruir de apoio técnico e tecnológico e de serviços especializados, através de uma plataforma de dados e conetividade.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter