Governo aposta em forte investimento no Metro do Porto em 2023

Metro do Porto com atrasos esta manhã
Foto de Arquivo (©A. Santos)

O governo prevê 292 milhões de euros para a expansão do Metro do Porto, no próximo ano. É o projeto com maior verba nas contas do estado. Dos 59 investimentos estruturais da Administração Central, para 2023, destaca-se, ainda, a ferrovia, em especial, no corredor internacional norte.

No total, no próximo ano, o governo vai disponibilizar 1600 milhões de euros para investimentos na ferrovia e rodovia.

O programa Ferrovia 2020, no qual se inserem os projetos dos corredores internacionais norte e sul, é que o que terá mais dinheiro alocado no próximo ano: 780 milhões de euros.

No entanto, individualmente, a expansão da rede de metro do Porto é o projeto que reúne mais investimento do governo para 2023 – 292 milhões de euros.

É através da continuidade deste investimento que será criada a Linha Rosa, expandida a linha amarela, implementado o sistema de brt. E é aqui, ainda, que o governo pressupõe avançar com a nova ponte sobre o Douro apesar das várias polémicas.

Logo a seguir, o projeto com mais capital do governo para 2023 será o corredor internacional norte, no qual se inserem as obras de modernização da Beira Alta. Dos 480 milhões de euros de investimento total, 261 serão alocados no próximo ano.

O executivo socialista quer ainda investir na renovação de frotas de transporte. Em 2023, a proposta de orçamento do estado, prevê o lançamento de um concurso para a aquisição de 12 comboios de alta velocidade no valor de 336 milhões de euros.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter