Os apoios aos agricultores afetados pelos incêndios de 2024 já foram pagos na totalidade pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e do Centro, informou esta quarta-feira o Governo.
Num comunicado conjunto, os ministérios da Economia e da Coesão Territorial e da Agricultura e do Mar explicaram que estes apoios incluíram 5.081 pequenos agricultores e foram superiores a 19 milhões de euros.
Relativamente aos incêndios deste ano, dizem os dois ministérios, que “já foram processados os pagamentos a mais de 2.500 agricultores”.
À CCDR do Norte “chegaram 4.193 candidaturas de agricultores, das quais há 2.533 com análise concluída e 1.565 já pagas, num valor superior a sete milhões de euros”, informam ainda.
Por seu lado, a CCDR do Centro recebeu 4.582 candidaturas, “tendo já sido concluídas 1.371 e pagas 1.027, num montante superior a quatro milhões de euros”.
Estes apoios foram dados aos agricultores “para compensação de prejuízos, mesmo que indocumentados”, especificam os ministérios, acrescentando que a sua atribuição “é precedida por uma vistoria conjunta dos técnicos dos municípios e das CCDR competentes”.
