GNR detém homem por captura ilegal de aves no concelho de Matosinhos

GNR

O Comando Territorial da GNR do Porto, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Matosinhos, deteve, no dia 24, em flagrante um homem de 65 anos por captura ilegal de aves, no concelho de Matosinhos.

No âmbito de uma ação de fiscalização, os elementos do NPA detetaram o suspeito no momento em que efetuava a captura de aves com recurso a uma rede, jaulas e a um chamariz eletrónico que emitia sons semelhantes a pintassilgos, Carduelis carduelis, culminando na sua detenção em flagrante.

No seguimento da ação policial foi possível apreender o seguinte material: Sete jaulas; Uma coluna com carregador; Uma pendrive; Uma rede de captura.

No decorrer da ação foram ainda resgatados sete pintassilgos, que foram entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia para observação e posterior libertação ao seu habitat natural.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Matosinhos.

A GNR relembra que quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegética e é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 100 dias.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter