GNR de Matosinhos apreende mais de duas toneladas de sardinha

GNR de Matosinhos apreende mais de duas toneladas de sardinha
sardinha (foto de Arquivo ©GNR)

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro (DCC) de Matosinhos apreendeu, ontem, 2,435 toneladas de sardinha, com o valor presumível de 14 610 euros, no porto de pesca de Matosinhos.

No âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo do cumprimento das regras de descarga, transporte, comercialização e regime de primeira venda de pescado fresco, os militares da Guarda detetaram cinco ”dornas” contendo sardinha, resultando a elaboração de um auto de contraordenação por falta de rastreabilidade, sendo esta infração punida com coima máxima de 25.000 euros.

O pescado apreendido foi sujeito a verificação higiossanitária e doado a várias instituições de solidariedade social da região norte.

A GNR adverte que sardinha, “Sardina pilchardus”, é um recurso de interesse estratégico para a pesca portuguesa, para a indústria conserveira e para as exportações de produtos da pesca e do mar, assumindo uma particular relevância em termos socioeconómicos em várias comunidades piscatórias. O recurso deve ser explorado de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter