A GNR registou até 31 de outubro um total de 2856 casos de burla informática através de utilização de aplicações para transferência imediata de dinheiro, informou esta sexta-feira a Guarda numa nota para assinalar a operação “Comércio Seguro 2025”.
Em comunicado para assinalar a operação que arrancou na segunda-feira e se prolonga até 31 de dezembro, a GNR lembra que no ano passado foram identificadas 3392 ocorrências de burla informática através da utilização de aplicações para transferência imediata de dinheiro, enquanto em 2025, até 31 de outubro, registaram-se 2856 casos.
Já as burlas informáticas por obtenção ilegítima de dados do utilizador totalizaram 2651 ocorrências em 2024, verificando-se 1926 registos até 31 de outubro de 2025.
No âmbito da operação, a Guarda Nacional Republicana (GNR) reforçou o patrulhamento policial nas zonas de comércio e está a realizar ações de sensibilização junto de comerciantes e clientes com o objetivo de relembrar os procedimentos de autoproteção em situações de furto, roubo, ameaça grave ou vandalismo.
“Deste modo, a partir da ‘Black Friday’ e até ao final das festividades do Natal, a GNR reforça o contacto de proximidade com os comerciantes e os clientes, através do patrulhamento apeado realizado nos espaços comerciais de modo a potenciar a segurança efetiva e fomentar a perceção do sentimento de segurança”, é referido em nota informativa.
A GNR indica que nesta edição da Operação “Comércio Seguro 2025”, conta novamente com a parceria da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), e será distribuído um bloco de apontamentos com alguns conselhos aos comerciantes e clientes, alertando-os sobre os procedimentos de segurança a adotar.
A Guarda alerta ainda para os riscos crescentes de burlas e fraudes associados à Black Friday.
Os principais conselhos da GNR são:
Realize as suas compras em sites seguros (HTTPS://); evite utilizar computadores públicos; use antivírus e mantenha-o atualizado; desconfie de anúncios nas redes sociais ou de sites desconhecidos; pesquise informações sobre a marca; não forneça dados pessoais desnecessários; verifique regularmente as suas transações; guarde o comprovativo da compra, bem como emails, mensagens e dados do site.
