GNR apreende mais de 70 quilos de polvo em Matosinhos

GNR apreende mais de 70 quilos de polvo em Matosinhos
polvo

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, apreendeu ontem cerca de 74 quilogramas de polvo subdimensionado, “Octopus vulgaris”, no concelho de Matosinhos.

No âmbito de uma ação de fiscalização realizada no recinto da Lota de Matosinhos, com o objetivo de verificar o cumprimento das regras relativas à captura, desembarque, transporte, comercialização e regime de primeira venda, os militares da Guarda fiscalizaram uma viatura onde verificaram que o polvo transportado não possuía o peso mínimo regulamentar para a captura e respetiva venda.

No seguimento desta ação policial foi levantado um auto de contraordenação, tendo sido identificado um homem de 52 anos, condutor da viatura e mestre da embarcação. Esta infração é punível com coima até 37 500 euros.

O polvo subdimensionado apreendido, após exame higiossanitário, foi doado a duas instituições de solidariedade social.

A GNR salienta que a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes e, ao mesmo tempo, para a criação de condições de prosperidade e emprego no setor das pescas.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter