‘Fruta escolar’ chega a mais de 6500 crianças de Matosinhos

Fruta escolar

A autarquia promove programa de educação alimentar junto dos mais novos. A autarquia iniciou na passada sexta-feira, véspera do Dia Mundial da Alimentação, a distribuição gratuita de fruta nos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho.

Este programa abrange 1919 crianças da educação pré-escolar e 4630 crianças do 1.º ciclo.
Paralelamente, é também distribuída gratuitamente fruta aos 226 professores do 1.º ciclo e 85 educadores de infância para que estes, com o seu exemplo, influenciem positivamente as crianças a consumir a fruta escolar fornecida.

Todas as terças e quintas-feiras, são disponibilizados hortofrutícolas da época, respeitando a sazonalidade dos produtos, nomeadamente, maçã, pera, laranja, banana, tangerina, clementina, cereja, uvas, ameixa, pêssego, tomate cherry e cenoura.

A promoção da saúde e, particularmente, da alimentação saudável é uma aposta da Câmara Municipal de Matosinhos, que integra a Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis.

Um dos projetos em curso é o programa Fruta Escolar, que visa incentivar o consumo de fruta e legumes junto dos mais novos.

Uma das áreas prioritárias é a educação alimentar e o seu papel fundamental quer no crescimento e desenvolvimento das crianças quer na prevenção de futuras doenças como a obesidade e a diabetes.

Para além da distribuição de fruta escolar, todas as crianças recebem a caderneta do “Frutinhas”, a mascote do projeto. Com a peça de fruta, é distribuído um cromo para cada criança colar na respetiva caderneta, procurando-se relacionar um comportamento alimentar saudável com a prática da coleção de cromos tão valorizada pelos mais novos.

No terceiro período letivo, será lançado o concurso “A História do Frutinhas”, destinado aos alunos do 1.º ciclo que concorrem com histórias no âmbito da alimentação saudável.

A história vencedora servirá como base para a caderneta do “Frutinhas” do ano letivo seguinte e serão premiados quatro alunos classificados nos primeiros lugares.
Este ano letivo, “O Frutinhas vai ao mercado” foi a história escolhida para a caderneta e é da autoria do aluno Luís Salabert da EB Nogueira Pinto, vencedor do concurso do ano letivo transato.

Além da fruta, a autarquia promove a distribuição diária e gratuita de leite sem adição de açúcares ou chocolate (Programa Leite Escolar) e a distribuição de um lanche saudável para o intervalo da manhã (Programa A Minha Merenda), gratuito para as crianças com escalão A e B da Ação Social Escolar e com o custo de 0,40€ para as restantes.

Em vigor está também o projeto “A+: Alimentação Positiva”. Dinamizado pela equipa de nutricionistas da autarquia, que visa o fornecimento de refeições escolares nutricionalmente equilibradas.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter