FITEI decorre no Porto, Gaia, Matosinhos e Viana com espetáculos durante 12 dias

Durante 12 dias, a 45.ª edição do FITEI terá três estreias nacionais e oito estreias absolutas, num total de 16 espetáculos espalhados por salas do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo.

A edição deste ano, que mantém o formato ‘streaming’ herdado do período associado à pandemia da covid-19, arranca com o espetáculo “Bloom!”, do encenador Miguel Loureiro, peça que se estreou em abril no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Na conferência de apresentação pública da programação, o diretor artístico do FITEI, Gonçalo Amorim, descreveu o festival deste ano como “uma edição compacta”.

“A 45.ª edição do FITEI coloca-se entre o luto, a disforia e o prazer. A edição deste ano é inquieta e imagina os futuros possíveis e os necessários”, disse o diretor artístico, na altura.

Sobre o recurso ao ‘streaming’, a organização referiu que este formato se revelou “um enorme sucesso nas anteriores edições”, por permitir que “os espetáculos cheguem aos quatro cantos do mundo”.

O Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, acolhe a 18 de maio, “Orgia”, de Nuno M. Cardoso, com Beatriz Batarda, Albano Jerónimo e Marina Leonardo na interpretação.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter