É hoje ao final da tarde que arranca a primeira edição da Fliporto Portugal – Festa Literária Internacional de Pernambuco, no Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos.
A Fliporto, um dos mais importantes festivais literários do Brasil, está a assinalar os 20 anos de existência e estreia-se agora em Portugal, numa parceria com a Fundação Livraria Lello.
A cerimónia de abertura está marcada para as 17h00 desta quarta-feira e contará com a intervenção do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa.
A sessão contará ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
Logo a seguir, pelas 18h00, realiza-se a cerimónia de entrega do Prémio Literário Guerra Junqueiro 2024 à escritora Dulce Maria Cardoso. A sua obra será apresentada pela investigadora Margarida Calafate Ribeiro.
Outro prémio será entregue na próxima sexta-feira, dia 24, às 19h00, à escritora angolana Amélia Dalomba – o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia. Na cerimónia estarão João Fernando André (presencial) e de Adriano Mixinge (online).
Sob o tema “O Livro em Tempos Digitais e a Literatura em Língua Portuguesa”, a Fliporto Portugal será ao longo de quatro dias, de 22 a 25 de outubro, um ponto de encontro de autores, pensadores, artistas e leitores em torno da palavra escrita e das novas formas de criação e fruição cultural.
