Federação de dadores de sangue ameaça suspender atividades por atrasos nos apoios

Reservas de sangue continuam baixas apesar de ser mais fácil doar
sangue

 

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue alerta para o conhecimento de dirigentes que colocam dinheiro próprio para fazer face às despesas das associações e manter os postos fixos de colheitas.

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) queixou-se esta quarta-feira dos atrasos dos apoios do Instituto Português do Sangue às associações de dadores e ameaça suspender as atividades, que incluem a recolha de dádivas.

Em comunicado, a federação diz que tem conhecimento de que já há dirigentes a colocarem dinheiro próprio para fazer face às despesas das associações e manter os postos fixos de colheitas.

“Com toda esta situação, a FEPODABES e as suas associadas veem-se na necessidade de parar a sua atividade e não desenvolver qualquer contacto e iniciativa para a campanha de verão de 2022 até que esta situação seja resolvida”, escreve o presidente da federação, Alberto Mota, citado no comunicado.

As associações afirmam ainda que declinam qualquer responsabilidade “no que toca à diminuição de dadores e de dádivas nos próximos tempos”, tendo em conta que a falta de apoio os impede de desenvolver as suas ações, criando uma situação de “enorme dificuldade”.

 

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter