Favorito Nuno Borges regressa na jornada desta terça-feira

Henrique Rocha_Foto: GI Maia Open

Os portugueses Jaime Faria e Henrique Rocha despediram-se, esta segunda, da variante de singulares do Maia Open com derrotas na ronda de acesso ao quadro principal do torneio. Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis com o apoio da Câmara Municipal da Maia, o evento do ATP Challenger Tour acontece entre os dias 27 de novembro e 4 de dezembro.

A jogar em casa, Henrique Rocha (877.º) procurava a primeira presença da carreira em quadros principais de torneios do ATP Challenger Tour, mas esbarrou no búlgaro Alexandar Lazarov (303.º), que venceu com os parciais de 7-5 e 6-4.

Esta foi a quarta ocasião em que o maiato, atual bicampeão nacional de sub 18, jogou a ronda de acesso a um quadro principal. E o triunfo não andou longe, já que depois de uma entrada em jogo fulgurante serviu a 5-4 para encerrar o primeiro parcial, cedendo de seguida os derradeiros três jogos do set inaugural. Já no segundo parcial, foi Rocha quem andou atrás do marcador até que o maior hábito do búlgaro nestas ocasiões acabou por prevalecer.

A seguir, Jaime Faria (616.º) perdeu um encontro de altos e baixos com o belga Gauthier Onclin (339.º) por 6-0, 2-6 e 6-2. Tal como o compatriota, também o lisboeta de 19 anos perseguia o primeiro apuramento para quadros principais deste circuito.

No entanto, um início com pouca intensidade fez com que Faria tivesse uma entrada em falso no duelo e já só fosse a tempo de causar dificuldades ao adversário na segunda partida. A reação do português foi, no entanto, travada com uma quebra de serviço precoce na “negra”, com a qual Onclin recuperou o ascendente do encontro e construiu os últimos detalhes da segunda vitória consecutiva frente a tenistas portugueses — na véspera superou Francisco Rocha.

Com os resultados desta segunda-feira, o Maia Open não teve sobreviventes portugueses no ‘qualifying’. Assim, serão cinco os tenistas “da casa” a competir no quadro principal: o maiato Nuno Borges, o ex-campeão Pedro Sousa e ainda João Domingues, Gonçalo Oliveira e Fábio Coelho.

(Texto: GI Maia Open)

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter