Fase intermunicipal do concurso nacional de leitura decorreu em Matosinhos

Foto: CM Matosinhos/Francisco Teixeira

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos foi palco, no dia 26, da fase intermunicipal da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) com organização da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

Depois da realização da prova escrita da fase Intermunicipal do CNL, 20 crianças e jovens provenientes de escolas da AMP (Área Metropolitana do Porto) dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário foram apurados para a prova oral. Três destas frequentam escolas de Matosinhos, nomeadamente, EB da Viscondessa, Escola Eng. Fernando Pinto de Oliveira e Escola Básica e Secundária do Padrão da Légua.

Na prova escrita online, que decorreu a 19 de abril, participaram 186 alunos dos vários níveis de ensino das escolas dos seguintes municípios: Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Valongo, Vila do Conde.

Na sessão de 26 de abril, passaram à etapa seguinte oito alunos de escolas de Vila do Conde, Maia, Valongo, Paredes, Porto, Santo Tirso e S. João da Madeira, que irão disputar agora a grande final a nível nacional, que se realizará no próximo dia 3 de junho.

Fernando Rocha, vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos, associou-se à iniciativa, felicitando todos os participantes, em especial, os apurados para a fase seguinte do concurso. Os vencedores foram premiados com um Ereader da KOBO.

O vereador dirigiu algumas palavras aos presentes nomeadamente a pais e professores, pela importância do estímulo, do incentivo e do apoio para que estas crianças e jovens se interessem pela leitura, pela escrita e por iniciativas que possam contribuir para o seu desenvolvimento.

Recorde-se que o objetivo central do CNL é estimular os hábitos de leitura e pôr à prova as competências de expressão escrita e oral dos vários níveis de ensino.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter