Exposição sobre “os primeiros cartazes” nos 50 anos do 25 de abril na praça do Fórum da Maia

Foto de Arquivo (A. Santos)

Já se encontra patente a exposição “50 anos do 25 de abril: os primeiros cartazes”, na Praça do Fórum da Maia.

Bastam alguns momentos para quem passa junto ao Fórum da Maia para visitar os primeiros cartazes alusivos aos 50 anos do 25 de abril. Desta forma, o visitante da mostra fica a conhecer um pouco da memória maiata sobre a revolução do 25 abril.

A mostra apresenta até 3 de dezembro alguns “cartazes políticos desse tempo, na riqueza gráfica dos acontecimentos, na força da palavra”.

Esta exposição “tentará mostrar a vivência da democracia em Portugal nesse passado recente”.

A Câmara da Maia já apresentou o programa completo dos 50 anos do 25 de abril, que se prolongará até novembro do próximo ano.

Uma das primeiras ações são três exposições, que estão disponíveis para visitas:

 

Exposições:

3 de novembro a 3 de dezembro de 2023 – Praça do Fórum da Maia

“50 anos do 25 de Abril: os primeiros cartazes”

«Sensibilizados por este tempo determinante para o nosso presente, com o intuito de sacudir a memória maiata, mergulhamos nos cartazes políticos desse tempo, na riqueza gráfica dos acontecimentos, na força da palavra. Esta exposição tentará mostrar a vivência da democracia em Portugal nesse passado recente.»

3 a 26 de novembro de 2023 – Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho

“O 25 de abril e a imprensa”

«O 25 de Abril representou para os meios de informação um conjunto de transformações de vária ordem que levaram a mudanças drásticas. Genericamente, todos os meios de comunicação foram afetados pelos acontecimentos políticos. O derrube da ditadura provocou a abolição do exame prévio e terminava assim a utilização do lápis azul por parte da censura.»

3 de novembro de 2023 – abril de 2024 – Município da Maia (Itinerante)

“Meio século de Abril”

«A Câmara Municipal da Maia com esta exposição direcionada para um público mais jovem pretende afirmar a importância de abril nestes últimos 50 anos, o que mudou, o que se ganhou, como transformou a sociedade portuguesa.»

Disponível para circulação de acordo com o seu plano de itinerância. Marcações e informações disponíveis através de infocultura@cm-maia.pt.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter