Exponor recebe este mês INFORCE – Defesa, Segurança e Proteção Civil

Foto de Arquivo A Santos

De 12 a 14 de fevereiro, a Exponor, em Matosinhos, acolhe a primeira edição da INFORCE – Defesa, Segurança e Proteção Civil. Durante três dias, empresas, entidades públicas, forças de segurança, proteção civil e comunidade científica vão cruzar conhecimento, apresentar soluções – em tecnologia e serviços – e debater os grandes desafios da atualidade.

No evento, os participantes terão a oportunidade de experimentar tecnologias de ponta e partilhar experiências que contribuem para tornar o seu trabalho mais seguro, eficiente e sustentável.

Especialistas nacionais e internacionais irão abordar temas que estão no centro da agenda global: os impactos das alterações climáticas e a forma como a proteção civil deve responder a catástrofes cada vez mais frequentes, a gestão de grandes eventos de massas, os desafios geopolíticos que moldam a defesa no século XXI, ou ainda o papel das autarquias na proteção civil municipal

Mais do que um certame, a INFORCE 2026 afirma-se como uma plataforma estratégica de networking e negócios. No fundo, “um espaço onde se constroem respostas coletivas para tornar o País – e o mundo – mais seguro e resiliente, protegendo o que mais importa: as pessoas e o futuro”, sublinha Diogo Barbosa, diretor-geral da Exponor, que posiciona o acontecimento como uma oportunidade para “se ver e perspetivar o estado da arte de três áreas socialmente estruturantes”.

A exposição será um ponto de encontro para a inovação e cooperação, reunindo profissionais e voluntários dos serviços de socorro, defesa e segurança. No evento, os participantes terão a oportunidade de experimentar tecnologias de ponta, conhecer metodologias avançadas e partilhar experiências que contribuem para tornar o seu trabalho mais seguro, eficiente e sustentável.

O programa de conferências e o ciclo de talks prometem pontos altos do evento. Especialistas nacionais e internacionais irão abordar temas que estão no centro da agenda global: os impactos das alterações climáticas e a forma como a proteção civil deve responder a catástrofes cada vez mais frequentes, a gestão de grandes eventos de massas, os desafios geopolíticos que moldam a defesa no século XXI, o papel das autarquias na proteção civil municipal, a regulação migratória e até a aplicação da inteligência artificial no apoio às forças de segurança.

Também a segurança rodoviária e as estratégias para reduzir a sinistralidade em Portugal terão destaque num espaço de debate aberto e multidisciplinar.

Para além das conferências, os visitantes poderão assistir a demonstrações dinâmicas e competições, em que produtos, equipamentos e serviços serão testados em contexto real, proporcionando uma experiência próxima da realidade de quem atua diariamente no terreno.

A diversidade de expositores promete transformar a Exponor num verdadeiro ponto de encontro entre forças armadas e de segurança, organismos públicos, empresas tecnológicas, especialistas em prevenção e combate a incêndios, unidades de salvamento e socorro, bem como universidades e centros de investigação.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter