Um estudante de 21 anos da Universidade Católica no Porto foi agredido na quarta-feira por quatro jovens, estranhos à instituição, durante um evento de uma associação de estudantes, tendo sofrido lesões graves na face e olhos.
A agressão, confirmada pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e por fonte da PSP, aconteceu por volta das 22h30, no interior da universidade.
Um dos quatro alegados agressores terá importunado a namorada do estudante, situação que, segundo fonte próxima da família da vítima, desencadeou a agressão.
Enquanto defendia a namorada, o estudante foi surpreendido por um segundo elemento e logo depois foi atingido por um soco desferido por um terceiro jovem que o deixou inconsciente.
Segundo a família, já caída no chão, a vítima terá sido pontapeada na zona da cabeça, pelos quatro dos jovens.
A vítima foi transportada à Unidade de Saúde Local de Matosinhos, onde lhe foram diagnosticadas fraturas na face e lesões oculares graves.
A PSP não foi chamada ao local na altura da agressão, mas a vítima já apresentou queixa às autoridades e realizou perícias no Instituto de Medicina Legal na sexta-feira.
Apesar de vítima e agressores não se conhecerem, foi possível identificar dois dos quatros agressores, de acordo com a nota hoje divulgada pela instituição, que considera a agressão “um ato de violência gratuita e desproporcionada”.
Questionada sobre os acontecimentos da passada quarta-feira, a UCP confirmou à Lusa ter tomado conhecido dos factos, tendo “encaminhado o assunto para as autoridades policiais competentes” e iniciado, em simultâneo, um processo de averiguação interno.
Uma fonte da PSP confirmou que foi aberto um inquérito, tendo já sido identificados dois dos quatro suspeitos após queixa apresentada pela vítima.