Estabelecimentos da Maia, Matosinhos e Vila do Conde contribuem para sucesso do projeto Rolha a Rolha

Foto LIPOR

O projeto Rolha a Rolha Semeie a Recolha continua a incentivar a reciclagem de rolhas de cortiça. Em 2024, e após 3 anos de implementação, continua a haver mais de 687 estabelecimentos aderentes ao projeto.

Estes estabelecimentos (Restaurantes, hotéis, cafés e padarias) dos municípios da Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, têm dado um importante contributo para o projeto Rolha a Rolha Semeie a Recolha, entregando, em 2024, para reciclagem cerca de 1.700 kg de rolhas de cortiça, num total de 346 500 rolhas de cortiça recolhidas, evitando assim a emissão de 421,76 kgCO2e, para a atmosfera, o que equivale, em termos práticos a 70% do total de emissões anuais provenientes do consumo de eletricidade por parte de uma família em Portugal.

Resultado deste esforço, os municípios irão proceder à plantação de cerca de 7 066 árvores, que produzem um total de 70 toneladas de oxigénio e com capacidade de capturar 26 toneladas de carbono, permitindo que 75.924 pessoas respirem ar de qualidade durante um dia inteiro. É também o equivalente ao arrefecimento de cinco aparelhos de ar condicionado durante 26 anos.

As rolhas de cortiça recolhidas são transformadas e reintegradas em revestimentos, isolamentos, memoboards, caiaques de alta competição, raquetes de badmínton, bolas de ténis e de críquete, componentes de automóveis e aviões, peças de design e de moda e uma multiplicidade de outros fins.
Esta iniciativa é desenvolvida pela Quercus, pela LIPOR e os seus municípios associados.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter