Esquadras em risco de fechar em agosto: falta de polícias também afeta a Maia

foto de Arquivo (A. Santos)

 

 

Falta de polícias pode encerrar mais esquadras em Agosto. De acordo com o DN, a situação agrava-se e não é só no Porto. O DN refere que no dia 27, quarta-feira, as esquadras de Valongo e da Maia encerraram o serviço de atendimento durante a noite, entre as 00h00 e as 08h00.

De acordo com o presidente da Associação Sindical de Profissionais de Polícia, em declarações ao jornal, as férias podem provocar mais constrangimentos nas instalações policiais.

Paulo Santos explica que o próximo mês “é um período de férias e, juntando a isso, há quem esteja de baixa prolongada e acabe por descompensar muito o serviço em esquadras”. Além disso, diz, “o problema não é só no Porto ou em Lisboa”.

O alerta surge dias depois de a maior esquadra do Porto ter encerrado por falta de pessoal.

Na sequência destes problemas, o ministro da Administração Interna revelou, na passada segunda-feira, que vão ser criadas esquadras móveis em Lisboa e no Porto para combater a falta de efetivos. Uma solução que não serve, na opinião do presidente do ASPP: “Essa foi uma solução muito particular. O problema, no entanto, é de base e não de estrutura. Esta será uma solução a muito curto prazo mas, a longo prazo, não faz qualquer sentido.”

Por sua vez, o ministro – que esteve reunido com o autarca portuense para avaliar a situação – revelou que, neste momento, Portugal até tem um número de efetivos por 100 mil habitantes superior à maioria dos países europeus (442 por 100 mil).

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter