Equipas de Intervenção Permanente de Matosinhos estão operacionais

Foto: CMM

 

As Equipas de Intervenção Permanente do concelho de Matosinhos estão já operacionais.

Cada corporação dispõe agora de mais cinco elementos – um chefe de equipa e quatro operacionais. A vereadora da Proteção Civil da autarquia, Marta Pontes, assinalou o início deste serviço prestado às populações.

Este reforço, que está a ser implementado nas quatro associações humanitárias do concelho – Matosinhos-Leça, Leixões, Leça do Balio e S. Mamede de Infesta -, surgiu da vontade manifestada pela Câmara Municipal e contou com o apoio da Secretaria de Estado da Administração Interna e da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Para o efeito, foi assinado um protocolo de cooperação entre a autarquia, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e as quatro associações humanitárias do concelho.

Além de prestarem socorro à população do município de Matosinhos, as Equipas de Intervenção Permanente podem ser chamadas a prestar auxílio noutros concelhos caso seja necessário, como acontece já em situações de combate a fogos florestais.

O financiamento das Equipas de Intervenção Permanente é assegurado em partes iguais pela autarquia e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Com o objetivo de garantir a máxima operacionalidade destas equipas, a Câmara Municipal irá conceder um apoio extraordinário para que o horário de atividade das equipas seja permanente.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter