Ensaios do Metrobus passam para o final do mês de maio

Foto J Gomes

 

O presidente da Metro do Porto informou esta quinta-feira que os testes do Metrobus deverão ocorrer “na última semana de maio”, após ter adiantado que ocorreriam nas primeiras duas semanas, e quer entregar a operação à STCP em julho.

“Neste momento estão a chegar os veículos, acredito que na última semana de maio já tenhamos aqui os veículos a circular, a fazer os primeiros ensaios”, disse Tiago Braga no Seminário de Transporte Ferroviário do jornal Transportes & Negócios, que decorreu no Porto.

Quanto ao arranque da segunda fase do projeto, que fará chegar o Metrobus até à Anémona, Matosinhos, este responsável confirmou à Agência Lusa conversas com Luísa Salgueiro, a presidente da autarquia, explicando que será necessário concretizar “um laço que vá fazer a ligação à nossa estação de Brito Capelo. É uma coisa relativamente simples”.

Haverá duas semanas de testes e depois um período de homologação que demorará um mês.

O metrobus ligará a Casa da Música à Praça do Império (em 12 minutos) e à Anémona (em 17) e estão previstas as estações Casa da Música, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império, no primeiro serviço, e no segundo Antunes Guimarães, Garcia de Orta, Nevogilde, Castelo do Queijo e Praça Cidade do Salvador (Anémona).

Os veículos do serviço serão autocarros a hidrogénio visualmente semelhantes aos do metro convencional e construídos por 29,5 milhões de euros por um consórcio que integra a CaetanoBus e a DST Solar, incluindo a infraestrutura de alimentação.

A obra do metrobus custa cerca de 76 milhões de euros.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter