Empresas já podem candidatar-se à semana de quatro dias

imagem de arquivo

 

O sítio online onde as empresas podem preencher a sua manifestação de interesse já está operacional. Entre 18 de novembro e 20 de janeiro haverá cinco sessões de esclarecimento.

O projeto arranca em junho de 2023 e durará seis meses.

A semana de quatro dias de trabalho tem vindo a ser testada em países como a Bélgica, Espanha, Suécia, Islândia e Nova Zelândia, e, em geral, tem sido bem recebida.

O Livre apresentou em maio passado uma proposta para estudar novos modelos de organização laboral, incluindo a semana de quatro dias de trabalho. Essa proposta foi depois aprovada pelos deputados na votação do Orçamento do Estado para 2022 na especialidade.

A iniciativa aprovada prevê: “o Governo promove o estudo e a construção de um programa piloto que vise analisar e testar novos modelos de organização do trabalho, incluindo a semana de quatro dias em diferentes setores e o uso de modelos híbridos de trabalho presencial e teletrabalho”.

Além disso, o Executivo deverá promover “um amplo debate nacional e na concertação social sobre novos modelos de organização do trabalho, incluindo a semana de trabalho de quatro dias, como forma de promover uma maior conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter