Em Matosinhos inaugurada requalificação da Escola Secundária Abel Salazar

Inscrições nos exames nacionais de acesso ao ensino superior terminam hoje
Foto: CM Matosinhos

A inauguração da reabilitação no valor de 10 milhões de euros decorreu ontem, dia 8, e contou com a presença dos Ministros da Educação e da Coesão Territorial.

A Câmara Municipal de Matosinhos assinalou a conclusão da empreitada de reabilitação e ampliação da Escola Secundária Abel Salazar, em S. Mamede de Infesta.

A obra, iniciada em setembro de 2021, foi inaugurada numa cerimónia que contou com a participação do ministro da Educação, João Costa, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, e da presidente da Câmara, Luísa Salgueiro.

A comunidade escolar da Abel Salazar, através do seu corpo docente, da associação de pais e da associação de estudantes, fez-se representar e demonstrou unanimidade no que concerne à importância da reabilitação.

O projeto é da autoria da arquiteta municipal Susana Mota Freitas.

Para a presidente da Câmara, este foi um dia de emoções, reforçando Luísa Salgueiro que Matosinhos continua “a sua aposta na qualidade da Educação e na importância da escola pública, de forma a dotar os alunos do concelho de todas as ferramentas necessárias para o sucesso no futuro, independentemente da condição económica e social”.

Ana Abrunhosa salientou a forma como Matosinhos privilegia e trabalha todas as questões da Educação, num discurso logo de seguida também corroborado pelo ministro da Educação. João Costa defendeu ainda o papel primordial da escola pública, responsável pelo percurso de cerca de 85% por cento dos portugueses: “Não nos podemos deixar enganar por um discurso, esse sim, facilitista de que tudo está mal, porque muitas vezes o que querem fazer é enterrar a imagem da escola pública. Tentaram enterrar-nos, mas não sabiam que éramos raízes”.

O investimento efetuado na reabilitação da Escola Secundária Abel Salazar, a rondar os 10 milhões de euros, envolveu melhorias ao nível do pavilhão desportivo, salas de aulas, laboratórios, salas de tecnologias de informação, serviços administrativos, polivalente, cantina, biblioteca e arranjos exteriores.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter