Em Matosinhos foram lançados 300 fogos para arrendamento acessível

Matosinhos com novos fogos de arrendamento acessível

Mais de 300 famílias no concelho de Matosinhos passarão a ter uma casa graças a dois protocolos ontem assinados entre a autarquia e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

A cerimónia decorreu no auditório do Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta.

No âmbito do programa 1º Direito, 105 fogos serão criados em dois edifícios abandonados localizados na Área de Reabilitação Urbana de S. Mamede de Infesta, que a Câmara de Matosinhos adquiriu para reabilitar.

O concurso da empreitada de reabilitação será lançado ainda este ano. Está prevista a remodelação integral dos edifícios, com o redesenho de interiores e tratamento exterior de fachadas, a transformação das lojas existentes no nível do rés-do-chão e o aumento do nível de eficiência no que toca a certificação energética.

Os 105 fogos terão tipologias habitacionais que variam do T1 ao T3.

A obra conta com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num valor superior a 18 milhões de euros.

Já na zona de Picoutos serão construídas 205 habitações para arrendamento acessível, também no âmbito do PRR.

A presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, lembrou o trabalho realizado há mais de 30 anos em Matosinhos na área da habitação, nomeadamente, a implementação do PER – Programa Especial de Realojamento, que ditou o fim das chamadas “ilhas” e “barracas” em todo o país.

Desde então, foram construídos 51 conjuntos habitacionais com 4.306 fogos, que correspondem a 5% do total da habitação no concelho.

Na cerimónia esteve presente a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, que salientou que “a habitação é um pilar do Estado social” e destacou a “parceria fundamental com os municípios, através do IHRU” para as novas soluções para a falta de habitação.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter