Em Matosinhos debateu-se “Crescimento e Sustentabilidade”

 

A Câmara Municipal de Matosinhos organizou uma conferência online com o tema “Crescimento e sustentabilidade em Matosinhos”, esta terça-feira, dia 15, às 16h00.
A iniciativa decorreu em parceria com a editora Vida Económica, com transmissão através da página de facebook da autarquia e dos Mercados Municipais.

Para além da participação da presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, estiveram presentes oradores do setor empresarial, da academia, de centros de investigação e de instituições da economia do mar.

As parcerias com entidades das áreas empresariais e de investigação são muito importantes para tornar Matosinhos “um concelho cada vez mais atrativo e onde vale a pena investir”, considerou a presidente da Câmara.

Luísa Salgueiro referiu-se à capacidade de Matosinhos enfrentar e até liderar a nova revolução industrial, assegurando que esta baseia-se na “transição digital combinada com a agenda da descarbonização” e oferece “a oportunidade de liderar o processo desde o início, algo que não aconteceu nas anteriores fases. O nosso sucesso dependerá da combinação eficaz de cinco elementos fundamentais: educação, qualidade de vida que proporcionemos aos cidadãos, a oportunidade de carreira internacional, o investimento em ‘hub’s de conhecimento e excelente conectividade que temos com o mundo”.

Salgueiro recorda que “Matosinhos tem apostado nos últimos anos de forma muito clara nos ‘clusters’ da economia do mar, da mobilidade, das indústrias criativas e tecnologias de informação e comunicação”.

A autarca assegura convicta: “Estamos preparados para assumir um lugar de destaque na transição digital nesta que é a primeira zona livre tecnológica do país, mantendo uma aposta decisiva na descarbonização da economia e nos objetivos de desenvolvimento sustentável. Para tal, melhorar os indicadores ao nível do sucesso escolar com um currículo local único, que inclui, nos dias de hoje, a robótica e a computação afirma-se fundamental. Matosinhos assumiu a descentralização de competências com este duplo desafio, que é, aliás, um momento inspirador que se vive no país e que se vai materializar no dia 1 de abril em todos os outros concelhos”.

 

Pode recordar a conferência no vídeo:

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter