Em Matosinhos debateu-se a importância do peixe na alimentação

Foto CM Matosinhos

“Puxar a brasa à nossa sardinha” foi o mote para uma conversa que decorreu ontem no Mercado Municipal de Matosinhos, no âmbito do evento “Out of the blue”.
“Out of the blue” debate o passado e futuro da relação de Matosinhos com o mar.

Promovido pela Opium e produzido pela Local Heroes com o apoio do Turismo de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, o “Out of the blue” pretende discutir o futuro da alimentação proveniente do Oceano e posicionar a costa do Norte de Portugal como destino privilegiado para o turismo gastronómico e sustentável.
Moderada pelo jornalista gastronómico brasileiro Rafael Tonon, a conversa incidiu sobre a profunda relação de Matosinhos com o peixe e as conservas, símbolos da identidade da cidade, e contou com a participação do Chef João Oliveira, da nutricionista Helena Real, do diretor de Lotas e Portos de Pesca do Norte e Matosinhos, Nuno Coelho, e da vereadora da Economia, Turismo e Internacionalização, Marta Pontes.

De acordo com Nuno Coelho, “somos os maiores produtores europeus no que diz respeito à captura de sardinha. Um terço da sardinha consumida em Portugal Continental vem de Matosinhos”. É, como tal, função da Docapesca “garantir o escoamento do produto em condições de segurança desde a chegada do pescado até à compra, para que a qualidade e a frescura se mantenham até chegar ao consumidor”.

Nas palavras do Chef João Oliveira, durante anos, “a cultura do consumo do peixe esteve um bocado perdida”. Assim, considera que é “preciso incutir nas novas gerações a cultura gastronómica do peixe. Temos ido às escolas mostrar os peixes para que as crianças conheçam o peixe, toquem no peixe, sintam o peixe”.

Por seu lado, a nutricionista Helena Real afirmou que, “muito do desperdício hoje em dia advém de não sabermos de onde vem o alimento que chega ao nosso prato”.
“O peixe é muito importante para a nossa saúde pela diminuição do risco de doença. Ao contrário do que pensamos, a quantidade de peixe que a população portuguesa consome não é assim tão elevada. Devíamos consumir peixe até sete vezes por semana, das quais três a quatro vezes deveriam ser peixes gordos, nomeadamente sardinha, salmão e cavala, pelos seus benefícios nutricionais, como o ómega 3, o cálcio, o fósforo, a vitamina B12 ou o ferro”, revelou Helena Real.

A nutricionista defende moderação no consumo e variedade de consumo, de forma a promover a biodiversidade. “Tudo deve começar em casa, na confeção destes alimentos”, acrescentou Helena Real.
Por fim, a vereadora da Economia, Turismo e Internacionalização, Marta Pontes, abordou a relação de Matosinhos com o mar, nas suas várias vertentes, nomeadamente na pesca, na indústria conserveira, na gastronomia, na investigação ou no desporto.

O “Out of the blue” decorre de 23 a 26 de outubro em vários locais do concelho, designadamente no Mercado Municipal de Matosinhos.
Ao longo de quatro dias, cientistas, chefs, investigadores e empreendedores debatem a sustentabilidade, a nova economia azul e o turismo do futuro.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter