Em Matosinhos 18 banhistas foram socorridos no período de dois dias

Foto de Arquivo CM Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos anunciou esta quarta-feira que, nos últimos dois dias, foram salvas 18 pessoas nas praias do concelho. Por isso deixa o apelo a atenção redobrada e máxima cautela, porque as praias ainda não estão vigiadas.

Numa informação publicada na sua página oficial de Facebook, a autarquia, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, apela às pessoas para terem máxima cautela nas idas ao mar.

“Embora as condições atmosféricas sejam favoráveis à ida à praia, a época balnear ainda não começou e as praias não se encontram vigiadas”, avisa.

A Câmara refere também que é fundamental reconhecer os riscos associados à presença de agueiros (correntes de retorno), que ocorrem com frequência e podem ser difíceis de identificar.

A autarquia explicou que se alguém for apanhado por um agueiro deve manter a calma, conservar a energia, pedir ajudar, flutuar com a corrente e nadar até sair do agueiro e, depois, regressar à costa com o apoio das ondas.

“Aproveite os dias de sol com responsabilidade. A segurança de todos começa com a prevenção”, sublinhou.

Matosinhos tem um Sistema de Salvamento Balnear que funciona durante todo o ano, e não apenas durante a época balnear, desde 2008.

A equipa é composta por nadadores-salvadores que estão equipados com moto 4, moto de água para intervenção rápida e ‘pickup’ adaptadas para salvamento balnear.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter