Em 2025 Matosinhos cobra taxa turística de dois euros

Foto de Arquivo: © J. Gomes

Matosinhos entrou no novo ano a cobrar a taxa turística de dois euros por noite. O dinheiro recolhido pela taxa turística deverá ser utilizado na manutenção de passeios e ruas, limpeza e higiene urbana.

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara, referiu aquando da aprovação da medida que a taxa justifica-se em municípios que demonstrem pressão turística, como é o caso de Matosinhos, que possui um terminal de cruzeiros.

A taxa será aplicada em duas modalidades: uma relativa à taxa turística de dormida (2 euros em dormida Empreendimentos Turísticos ou Estabelecimentos de Alojamento Local, com exceção dos Parques de Campismo e Albergues, em que é de 0,50€/dormida); e outra relativa à taxa turística de chegada por via marítima (2 euros por chegada).
Luísa Salgueiro, que é presidente da Câmara de Matosinhos e também presidente da Associação Nacional de Municípios, realça que os municípios antes de cobrar a taxa deverão “justificar e demonstrar a sua necessidade. Tem de ter fundamentos reais.”

No regulamento da Taxa Municipal Turística de Matosinhos é justificado que a cobrança é devida “como contrapartida da singular fruição de um conjunto de atividades e investimentos promovidos pelo Município de Matosinhos, relacionados com a atividade turística, designadamente através da melhoria e preservação ambiental da cidade; da salvaguarda do comércio tradicional, histórico e de proximidade; das obras de melhoramento no domínio público e privado municipal, quer nas zonas turísticas de excelência, quer nas que se vierem a tornar a curto e médio prazo; do benefício gerado pela prestação da informação e apoio a turistas ou aos utilizadores de serviços turísticos e, ainda, pela criação de polos de dinamização cultural e recreativa, disseminados por toda a cidade”.

Ao que apurámos, em 2023, Matosinhos recebeu perto de 150 mil visitantes, distribuídos por 116 navios-cruzeiro.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter