Efacec já tem comprador dos 71,73% do capital: fundo alemão Mutares

Aumentos salariais na função pública começam hoje a ser pagos
Foto de Arquivo (A. Santos)

O governo aprovou, esta quarta-feira, em Conselho de Ministros eletrónico, a resolução que seleciona a proposta do fundo alemão Mutares para a compra de 71,73% do capital da Efacec.

“O Conselho de Ministros aprovou hoje, por via eletrónica, a resolução que seleciona a proposta para a aquisição da Efacec Power Solutions, SGPS, S.A., apresentada pela Mutares”, pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros.

O Executivo explica que a resolução “aprova a minuta do instrumento jurídico a celebrar para efeitos de concretização desta venda, e autoriza a Parpública a realizar as diligências ainda necessárias à conclusão da operação”.

Em meados de maio, recorde-se, o ministro da Economia rejeitou a ideia de que a Efacec seria vendida “por peças” e assegurou que o processo estava na sua fase final, esperando uma “solução equilibrada” para a empresa.

No dia 11 de abril, a Parpública anunciou ter recebido propostas vinculativas melhoradas de quatro candidatos à compra de 71,73% da Efacec, no âmbito do processo de reprivatização da empresa.

As propostas vinculativas melhoradas foram apresentadas pela Mutares, Oaktree, Oxy Capital e Agrupamento Visabeira-Sodecia.

A informação divulgada revelou que a Mota-Engil Capital, S.A., uma das cinco empresas que tinha feito proposta na primeira fase, não apresentou a chamada ‘Best and Final Offer’ (BAFO).

O governo já tinha aprovado em novembro do ano passado um novo processo de reprivatização da participação social do Estado de 71,73%, com um novo caderno de encargos, depois de ter anunciado em 28 de outubro que a venda da Efacec ao grupo DST não foi concluída por não se terem verificado “todas as condições necessárias” à concretização do acordo de alienação.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter