Dia aberto no CEiiA envolveu mais de 200 alunos de seis escolas de Matosinhos

Foto de Arquivo: CMM Francisco Teixeira

O CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto), em Matosinhos, abriu, no sábado, as suas portas à comunidade para a apresentação dos Manifestos Artísticos pela Sustentabilidade elaborados por 233 alunos e 10 professores de seis escolas de Matosinhos, (EB de Perafita, EB Dr. José Domingues dos Santos, EB Prof. Óscar Lopes e Escolas Secundárias da Boa Nova, Augusto Gomes e João Gonçalves Zarco).

A sessão de abertura, com a apresentação dos resultados do projeto, decorreu com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

A iniciativa tem como base o projeto ARTE4S, um projeto lançado pelo CEiiA e o Plano Nacional das Artes (PNA), com o apoio da Câmara, que pretende mobilizar os jovens para a adoção de comportamentos sustentáveis, cruzando artes e cultura com ciência e tecnologia, em linha com a iniciativa do Novo Bauhaus Europeu (NEB). A ideia é aliar a dimensão inspiracional das artes à dimensão quantificada dos dados para apoiar a resolução dos grandes desafios globais, como o são as alterações climáticas.

O evento incluiu a exposição dos trabalhos elaborados pela comunidade escolar, apresentados pelos alunos, assim como várias atividades culturais e criativas, como oficinas de arte, performances e conversas inspiradoras sobre sustentabilidade. Estes trabalhos vão manter-se em exposição para divulgação à população na rede de mobiliário urbano do município, como galeria a céu aberto, até ao dia 15 de julho.

Refira-se que a iniciativa não se pretende esgotar com este Dia Aberto e vai estender-se a outras escolas do município e mesmo a nível nacional no próximo ano letivo, constituindo uma nova etapa do NEBbyAYR, um movimento social para a sustentabilidade das cidades liderado pelas novas gerações, que foi lançado pelo CEiiA em Bruxelas, no Festival NEB, em 2022.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter