Depressão Aitor e rio atmosférico fazem-se sentir nas próximas 72 horas

Foto A Santos

A depressão Aitor e um rio atmosférico associado vão fazer-se sentir hoje e amanhã, sendo que os seus efeitos merecem a maior atenção por parte da população portuguesa. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu esta quinta-feira na região do Douro Litoral e do Minho avisos à população que indicam “chuva forte e persistente na região nas próximas 72 horas. Vento forte. Risco de inundações. Fique atento”.

Depois de uma temporada de tempo quente e de um período relativamente ameno, típico do final do verão, eis que surge a primeira tempestade relevante de outono. Ontem o dia já ficou marcada por precipitação que afetou essencialmente as regiões do litoral Norte e Centro.

Os próximos dias trarão muita chuva, principalmente no Minho e Douro Litoral, com potencial para a ocorrência de inundações, principalmente em áreas urbanas ou locais cuja rede de drenagem de águas pluviais não tenha sido devidamente limpa.

É ainda possível que no Minho surja alguma trovoada, associada à chuva e algum vento.

O dia de quinta-feira (26) será igualmente chuvoso. O Sul do país já registará alguma precipitação acumulada, mas num valor residual se comparado com o Centro e o Norte do país. Às 23h00 de quinta-feira, espera-se que o Porto já tenha um valor acumulado de precipitação na ordem dos 90 mm sendo que Braga já estará acima dos 100 mm.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter