Decorre a formação de utilizadores da Horta à Porta em Matosinhos

Horta à Porta

Agosto abriu com o arranque da formação de agricultores para o novo projeto da Horta das Ribeiras, que fica na Avenida das Ribeiras, em Perafita, com cerca de 50 talhões. Também em Guifões, mais especificamente no Conjunto Habitacional do Esquinheiro, vai nascer uma nova Horta no âmbito deste projeto. A abertura de concurso para a empreitada está prevista avançar entre o final do mês de setembro e o início do mês de outubro.

O “Horta à Porta” é um projeto que visa promover a qualidade de vida da população, através de boas práticas agrícolas e da criação de espaços verdes dinâmicos, promovendo, em simultâneo, o contacto com a natureza, a redução da produção de resíduos, em especial da matéria orgânica, o desenvolvimento de hábitos saudáveis e de boas práticas ambientais de uma forma geral.

A Câmara de Matosinhos aderiu a este projeto desde 2005, tendo implementado a sua primeira horta em Custóias, com a disponibilização de 34 talhões. Desde então, nasceram outros talhões, acompanhando o crescente interesse da população por estas práticas.
O projeto disponibiliza terrenos para cultivo com aproximadamente 25 m2 a particulares interessados em praticar a agricultura biológica e a compostagem.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter