Controlo Costeiro da GNR apreende cerca de quatro toneladas de amêijoa-japonesa

Controlo Costeiro da GNR apreende cerca de quatro toneladas de amêijoa-japonesa
GNR UCC - Apreensão 1

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, apreendeu hoje 3. 996 quilos de ameijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum) subdimensionada, na zona do Grande Porto.

No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e de moluscos bivalves, os militares da Guarda fiscalizaram dois veículo de mercadorias que transportavam bivalves, tendo sido detetada amêijoa-japonesa, sem o tamanho mínimo de referência exigido para ser capturado (4 cm) e comercializado e, mais uma vez, sem documentos de registo. Com o valor presumível de 35. 964 euros, os bivalves seriam provenientes da zona de Lisboa e teriam como destino Espanha.

Foram identificados dois homens de 45 e 50 anos e elaborados dois autos de contraordenação, por transporte de bivalves sem documentos de registo e subdimensionados, sendo estas infrações puníveis com coimas que podem chegar aos 1 500 e 3 500 euros, respetivamente.

A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para garantir a rastreabilidade dos bivalves.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter