Contratos do concurso público dos autocarros é assinado no próximo dia 29: Barraqueiro/Resende vai assegurar as linhas na Trofa, Maia e Matosinhos

Foto DR

O presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou, esta segunda-feira, que os contratos do concurso público de transporte rodoviário de passageiros vão ser assinados no próximo dia 29 de novembro.

O autarca Eduardo Vítor Rodrigues falava aos jornalistas no final da reunião do executivo municipal de Vila Nova de Gaia.

Depois de assinado, o contrato segue para o Tribunal de Contas para obtenção do visto, explicou.

Eduardo Vítor Rodrigues, que acumula a presidência da Câmara de Gaia e da AMP, estima que até final do primeiro semestre de 2023 os novos concessionários estejam “na rua”.

O concurso público, lançado em janeiro de 2020, sofreu atrasos pelo facto de ter sido impugnado oito vezes, sublinhou.

O concurso público de 394 milhões de euros, adjudicado inicialmente por 307,6 milhões, acaba com um modelo de concessões linha a linha herdado de 1948 e abrange uma nova rede uniformizada de 439 linhas, incluindo bilhete Andante, com a frota de autocarros a dever apresentar “uma imagem comum em todo o território”.

A AMP lançou, em janeiro de 2020, o concurso público para a concessão do serviço de transporte público de passageiros em 16 municípios, organizado em cinco lotes, com exceção do Porto, onde a Sociedade de Transportes Coletivos de Passageiros (STCP) opera em exclusividade.

No lote Norte Poente (Póvoa de Varzim/Vila do Conde) venceu a empresa Auto Viação do Minho/Transdev/Litoral Norte, no lote Norte Centro (Trofa/Maia/Matosinhos) a Barraqueiro/Resende e no Norte Nascente (Santo Tirso/Valongo/Paredes/Gondomar) a Nex Continental Holdings.

No lote Sul Poente (Gaia/Espinho) venceu a Feirense/Bus On Tour, enquanto no lote Sul Nascente (Santa Maria da Feira/São João da Madeira/Arouca/Oliveira de Azeméis/Vale de Cambra) venceu a empresa Xerpa Mobility.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter