Congresso Internacional do Senhor de Matosinhos realiza-se no Brasil

Congresso Internacional do Senhor de Matosinhos realiza-se no Brasil
Senhor de Matosinhos

Em 2019, Matosinhos acolheu a primeira edição do Congresso Internacional do Senhor de Matosinhos, evento que contou com a participação de uma delegação de Congonhas (Estado de Minas Gerais), cidade geminada com Matosinhos e sede de um dos cerca de 30 templos dedicados ao Senhor de Matosinhos, em terras brasileiras.
Adiado devido à pandemia de Covid-19, o II Congresso Internacional do Senhor de Matosinhos vai realizar-se este ano, de 13 a 15 de setembro, na cidade de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais.
O evento será organizado pela Prefeitura de Ouro Preto, Câmara Municipal de Matosinhos (Portugal), Prefeitura de Congonhas e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
Palestras com especialistas nacionais e internacionais, visitas guiadas e uma exposição são algumas das atividades desta edição que dedicará uma atenção especial à relação entre Portugal e Brasil, a partir do culto da imagem do Bom Jesus de Matosinhos.
Entre os oradores convidados, destaque para a participação do vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos, Fernando Rocha, que vai abordar a ressignificação da cidade de Matosinhos nas dimensões da Cultura e Turismo, e do historiador Joel Cleto que vai falar sobre a História do Senhor de Matosinhos e a sua difusão pelo mundo.
Também em colaboração com a autarquia matosinhense, será inaugurada, no dia 13 de setembro, na Casa de Gonzaga, em Ouro Preto, a exposição “Culto religioso à imagem do Bom Jesus de Matosinhos”.
A programação do II Congresso Internacional do Senhor de Matosinhos estende-se também à cidade de Congonhas. No dia 14, dia consagrado ao Senhor de Matosinhos, a programação é especial no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Património Mundial da Humanidade da Unesco.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter